top of page
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Facebook
  • Por Malu Machado I Fotógrafa e Jornalista

Feminina em 36 poses

Um ensaio para mulheres empoderadas


Fotografar o corpo feminino em desenhos de luz. A nudez que descortina a alma. Feminina em 36 poses. Este trabalho nasceu durante a oficina de retratos femininos da minha querida amiga Marina Costa.


Em cena, a também fotógrafa e modelo Paula Duarte. Há tempos que busco me encontrar no trabalho com fotografia feminina, onde a mulher não seja um objeto de desejo, mas a protagonista de seus atos.



Mais do que um corpo que brinca na luz, este ensaio espera mostrar uma pessoa que brinca com a luz que emana do seu corpo.


Algumas das fotos foram feitas através de uma cortina de tecido fino, trazendo uma atmosfera de mistério e voyerismo. O olhar do outro sobre a cena. E o que mais é a fotografia do que o olhar subjetivo às cenas?


Quando selecionei esta sequência para apresentar, cheguei a 36 poses, o que remete a minha lembrança aos tempos dos rolos de filmes fotográficos.

A cor quente de uma pele quente se une a leveza do ser em sua plenitude. Suavidade e força mesclam a sua personalidade.


Uma mulher que vibra em toda sua essência, ora alegre, ora introspectiva, ora soberana, ora pura fragilidade. Nós mulheres somos assim, uma contradição de sabores e sentimentos.

bottom of page